Tendências futuro da construção civil
1. Estruturas Tubulares
Além de mais baratas e dispensarem a utilização de insumos à base de água, as estruturas modulares possuem montagem mais rápida que a construção convencional. Atualmente, a técnica já é utilizada na construção de casas, mas no futuro certamente iremos encontrar as estruturas modulares em uma variedade muito maior de construções — como edifícios e pontes. Um exemplo da proporção que a construção modular vai alcançar em breve são as estradas pré-fabricadas. Uma empresa holandesa, por exemplo, desenvolveu uma estrada plástica a partir de materiais recicláveis — além de sustentáveis, os módulos demoram apenas alguns dias para serem construídos, e a vida útil é 2 a 3 vezes maior que a das estradas tradicionais.
2. Connected Site
O conceito de Connected Sites envolve a comunicação instantânea entre equipamentos de obra, escritório e operadores. Com a tecnologia, será possível oferecer assistência aos trabalhadores de maneira remota e instantânea, agilizando o trabalho em campo e interligando todos os equipamentos e ferramentas necessárias. Do escritório, é possível monitorar tudo que acontece no local da obra, gerenciando máquinas, recebendo informações sobre materiais recebidos e até mesmo enviar modelos 3D e correções no projeto, que serão lidos em forma de dados pelos equipamentos.
3. Tecnologia BIM e construção baseada em modelos
A tecnologia BIM (Building Information Modeling) é baseada na criação de modelos virtuais precisos um projeto construtivo. A tendência é que o BIM seja cada vez mais utilizado como base na construção civil, possibilitando um controle inteligente e conectado das diversas etapas produtivas até a entrega da construção. Assim, as plantas e projetos no papel tendem a desaparecer, dando lugar aos modelos digitais que podem ser acessados e interpretados igualmente por todos os membros da equipe.
Comments