Pavimento rígido é uma alternativa para corredores de ônibus.
O pavimento rígido é uma alternativa para o problema dos corredores de ônibus, pelo custo competitivo e alta durabilidade, com mínimo de manutenção.
Os principais tipos de pavimentação utilizados nas vias das cidades são o pavimento flexível de asfalto, construídos na maioria das ruas e avenidas, e o pavimento rígido, eventualmente encontrado em corredores de ônibus e vias de circulação rápida e com tráfego intenso e repetitivo de veículos mais pesados.
Corredores de ônibus esburacados
A modernização dos sistemas de transporte coletivo é uma necessidade latente, mas também é urgente que se resolva a questão da pavimentação das vias utilizadas por esse sistema. A circulação dos ônibus nos dois sentidos em grandes avenidas e ruas ocasiona excesso de carga pesada repetidas vezes em um mesmo local.
O problema está tanto no peso dos veículos e suas frenagens quanto no volume de viagens realizadas. Além disso, existem outros agravantes que contribuem para o desgaste mais rápido do asfalto, como as altas temperaturas e as vias com curvas acentuadas e muito íngremes.
Pavimento rígido pode ser uma solução
O pavimento de concreto é uma alternativa adequada para o problema dos corredores de ônibus, devido ao custo competitivo, resistência e alta durabilidade do material, sendo necessário o mínimo de manutenção.
O Brasil foi um dos primeiros países a utilizar o pavimento de concreto já no início do século XX. Seu uso foi intensificado até a década de 1970, diminuindo a partir daí por problemas de conjuntura econômica e financeira.
Nos anos 90, o produto voltou a ser utilizado por garantir durabilidade e economia às gestões públicas. A mudança ocorrida nos últimos anos foi a forma de execução da pavimentação, que adotou técnicas modernas que garantem a excelência no conforto de rolamento, como se vê em outros países.